Agora na TV Escola
Mais recentes
Entrevista - Juliana Cirqueira
Entrevista com a booktuber Juliana Cirqueira que fala sobre a importância de entender o tema de um texto.
X da Questão - História 2
O professor Marcelo Tavares do QG do Enem resolve a questão 23, do caderno azul de 2015.
X da Questão - História 1
O professor Marcelo Tavares do QG do Enem resolve a questão 32, do caderno azul de 2014.
X da Questão - Inglês 2
O professor Daniel Sanches do QG do Enem resolve a questão 92, do caderno azul de 2015.
X da Questão - Inglês 1
O professor Daniel Sanches do QG do Enem resolve a questão 91, do caderno azul de 2015.
Entrevista - Arlette Meneguette
Entrevista com a professora Arlete Meneguette, PhD em Fotogrametria pela University College London. Que fala da produção dos mapas colaborativos e de como a produção dos mapas pode contribuir para o empoderamento dos cidadãos.
Mais vistos no período
X da Questão — Matemática 1
O professor Sandro Davidson do QG do Enem resolve a questão 148, do carderno azul de 2014.
X da Questão - Matemática 4
O professor Rodrigo Sacramento do QG do Enem resolve a questão 137, do caderno azul de 2014.
Chegou o HORA DO ENEM
O Hora do Enem é um projeto pensado para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Tão certo quanto o átomo não é a menor porção da matéria, aqui você irá encontrar uma forma de estudar que se encaixa no seu perfil. Pode escolher: dá para acompanhar o programa de TV, fazer simulados online, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo! Você vai acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores, conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma etapa da vida e, assim, chegar ao dia do exame mais seguro e confiante.
Projeto de distribuição digital
A TV Escola, canal do Ministério da Educação, precisava de uma solução de distribuição digital para vídeos, jogos, PDFs, Revista online, fascículos interativos (HTML5) e URLs em geral. Três necessidades primordiais deveriam ser atendidas: banco de dados único que possa ser facilmente compartilhado com os principais dispositivos e plataformas; reunir e conectar vídeos com conteúdos relacionados; e poder ser administrada por uma equipe reduzida. A solução foi criar um Ambiente Integrador de conteúdos para a TV Escola. Um ambiente virtual que aproveita o fluxo de produção digital já existente para a veiculação linear ao armazenar metadados e vídeos já nos formatos mais adequados para as interfaces de distribuição sob demanda. Para cada vídeo enviado para o ambiente é criado um cadastro, onde são adicionados informações complementares como imagens, PDFs e URLs.Tablets, Desktops, Smartphones e Smart TVs podem solicitar os conteúdos diretamente do Ambiente Integrador. O banco de dados unificado também facilita o processo de envio dos programas para plataformas de vídeos sob demanda não administrados pela TV Escola, como é o exemplo dos serviços de operadoras de TV por assinatura. O ambiente também concentra a grade de programação, gerenciamento de destaques semanais, cadastro de usuários, playlists especiais e outros serviços. A centralização desses dados e serviços possibilita também a criação de ferramentas métricas e relatórios que permitem ao administrador obter um panorama geral do consumo dos conteúdos digitais da TV Escola como um todo, não importando a plataforma onde esse conteúdo foi visualizado.
Programa 1
Neste programa, você vai descobrir a relação entre música e Pitágoras em uma conversa com o professor e engenheiro eletrônico Miguel Ratton. E, para não sair do ritmo de quem está se preparando para o Enem, o episódio traz duas questões que já caíram em provas anteriores do Enem resolvidas e comentadas por professores: uma sobre equação da circunferência e outra sobre logaritmo.
X da Questão - Redação 1
O professor Rafael Torres do QG do Enem fala sobre o 2º dia de aplicação da redação no Enem de 2015.
Revista TV Escola
ACESSE OS PDFs DAS ÚLTIMAS EDIÇÕES
As publicações apresentam conteúdos didático-pedagógicos para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar a incorporação de novas tecnologias nas escolas.
TV Escola nos Estados
Selecione um Estado
Destaques especiais TV Escola
Videoteca
Chico na ilha dos Jurubebas
Passo a Passo
Chegou o dia da esperada "Festa da Colheita" na Ilha. O tempo está chuvoso e sem um local coberto onde os jurubebas possam festejar. Chico tem a ideia de construir uma casa de festas, mas não sabe como fazê-lo. Com a ajuda do Sábio Bido, Chico recebe um manual de instruções sobre a montagem. O bichinho de estimação de Ozo, Broa, ouve os planos de Chico, Anabela e Ocride para a festa e fofoca tudo para o monstro. Como Ozo odeia festas, faz de tudo para atrapalhar Chico e seus amigos, ainda mais por não ter sido convidado.
Como um Quebra-cabeça
Anabela encontra os amigos e os convida a irem até uma cachoeira. Chico topa, mas Ocride, não. Eles brigam. Broa ouve tudo e conta o que aconteceu para Ozo. Aproveitando a oportunidade, o monstro faz um caminho de jilós, e Ocride cai em sua armadilha. Bido vê em seu caldeirão que Ocride está em perigo e manda um cartão postal por uma garatuja, mas Ozo rasga a mensagem, antes de ela chegar a Chico e Anabela. Agora Chico precisa juntar os pedaços do cartão e montar o quebra-cabeça para descobrir o paradeiro de Ocride
A Festa das Letras
Chico procura por Anabela para lhe dar um livro de presente. Broa espiona e conta para Ozo. Com inveja por não ganhar um presente, o monstro rouba o presente com a ajuda de uma vara de pescar. Chico já consegue ler com fluência e consegue seguir as placas facilmente. Ozo fica decepcionado com o presente e joga o livro na cratera do vulcão, causando uma grande explosão. O livro-presente de Anabela voa para longe. Ozo fica irritado em ver tanta alegria na ilha e pensa em ir embora, mas acaba se rendendo e participando da grande festa dos jurubebas.
Os Carrapatos-gargalhada
Ozo faz mais um plano para expulsar os Jurubebas, ter a ilha só para ele e poder usar a sunga abóbora em paz. Ele monstro pega seus "carrapatos-gargalhadas" e pede para Broa infestar a ilha com uma grande nuvem de carrapatos. Os Jurubebas começam a se coçar e ter crises de riso. Anabela e Ocride também são afetados. Chico procura Bido, que lhe passa uma enciclopédia dos antigos jurubebas, com várias informações sobre esses pequenos animais. Eles precisam fazer um caldo de “abobrinterraba” para combater a epidemia de gargalhada entre os jurubebas, mas o Ozo não vai facilitar a missão de Chico.
Videos de matemática
X da Questão - Matemática 4
O professor Rodrigo Sacramento do QG do Enem resolve a questão 137, do caderno azul de 2014.
X da Questão - Matemática 3
O professor Rodrigo Sacramento do QG do Enem resolve a questão 174, do caderno azul de 2015.
Entrevista - Miguel Ratton
Entrevista com o professor da PUC/RS e Engenheiro Eletrônico Miguel Ratton que explica relação entre Música e Matemática. Fala também da afinação de instrumentos desenvolvida por Pitágoras. Essa escala serve de base para o atual sistema de afinação utilizado por músicos de todo o mundo.
Fado Pergunta - 23
Está em apuros? Não sabe o que fazer? O Fado, da série Fabulosas Coleções do Seu Gonçalo, também não.
Ao pé da letra - Alunos e professores
Thiago - Genêro textual
Os gêneros textuais são tão cheios de possibilidades quanto a própria língua portuguesa. Ao escrever, seja o que for, há produção e isso pode ser inserido em alguma classificação textual. O jovem poeta Thiago, 20 anos, de Recife - PE, é convidado a escrever literatura de cordel a partir de diferentes gêneros textuais do cotidiano, como uma bula de remédio, uma lista telefônica e um anúncio de venda de ouro. Assista ao resultado surpreendente.
Quedima - Pontuação
Depois de 23 anos em sala de aula, a professora Quedima percebeu que os alunos mudaram, principalmente com o avanço tecnológico. Para que ela acompanhe os seus pupilos e torne a aula mais interessante para o grupo, Quedima é desafiada a aprender a usar uma ferramenta tecnológica para estimular seus alunos a perceberem que nem sempre é necessário recorrer à pontuação formal para produções textuais.
Karen - Tempos verbais
A jovem blogueira Karen, nascida em Canoas - RS, é apaixonada pela arte da escrita desde a infância. Para desafiar seu talento, ela terá de escrever uma história em defesa dos animais. Para tanto, terá que realizar uma visita ao passado registrado em objetos e fotos de outra época. Ela já sabe que só o desejo de escrever uma história não é o suficiente: será que os exercícios de uso correto dos tempos verbais irão ajudar a futura escritora?
Helismar - Gêneros textuais
O professor de língua português Helismar, da rede pública do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, é reconhecido pela comunidade escolar por capacidade de interação com os alunos e reflexão sobre suas práticas como docente. A apresentadora Amélia Lacombe vai até sua escola e propõe a produção coletiva de textos para estimular ainda mais a busca por novas estratégias de ensino e interação.
Especial 500 anos
Guerra do Paraguai
A relação do Brasil com os países vizinhos Argentina, Uruguai e Paraguai era complicada na primeira metade do século XIX. Interesses econômicos e políticos desencadearam um conflito na região do rio da Prata, que ficou conhecido como a Guerra do Paraguai – a mais sangrenta de toda a história da América do Sul. Neste programa, você vai ver quais foram os principais motivos desta guerra, detalhes de como se sucedeu o conflito e a saber como a vitória brasileira levou ao nascimento do sentimento abolicionista.
O Reino do Café
O café se tornou a grande fonte de riqueza para o Império Brasileiro no século XIX, tornando-se o principal produto de exportação. Com a nova fonte de dinheiro, o Brasil se tornou mais moderno, mas manteve as antigas e desumanas práticas na organização social a na relação entre Barão e escravos. A morte de negros que trabalhavam nas plantações começou a gerar uma escassez, e surgiu a ideia de incentivar estrangeiros europeus a vir para o Brasil. Neste programa, você vê como era a vida dos primeiros europeus que vieram trabalhar nas lavouras, e como essa imigração influenciou a cultura do país.
A Corte Desembarca na Colônia
O final do século XVIII e início do XIX foi um período difícil na Europa. As monarquias, que pareciam eternas, começaram a se mostrar estruturas frágeis de governo. Portugal vivia sob a ameaça de invasão da França, caso o príncipe D. João VI não declarasse guerra à Inglaterra, país do qual era dependente financeiro. Todo este contexto teve influência sobre a colônia portuguesa: o Brasil. Neste programa, você entende o que levou a Corte de Portugal a enfrentar a longa viagem e desembarcar em terras brasileiras.
O Brasil dos Viajantes
Com a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil no século XIX, todo o nosso território passou a despertar o interesse da comunidade científica europeia. Nesta época, expedições começaram a rastrear o país, na maioria das vezes partindo do Rio de Janeiro, e exploravam a fauna, flora, os índios e as riquezas minerais. Este programa mostra a importância da realização das expedições do Barão de Langsdorff, do príncipe Maximiliano e a missão artística francesa, que renderam diversos registros dessa época.
Especial adolescentes
Ingleses no Rádio
Quatro jovens curiosos tentam captar conversas secretas dos ingleses por meio de um rádio. Ao mesmo tempo, o episódio faz uma cronologia dos ataques aéreos, terrestres e marítimos travados na região, além de tratar do apoio dos Estados Unidos ao Reino Unido, das diferenças tecnológicas e de equipamentos que separavam ambas as forças. Por fim, aborda a rendição massiva da guarnição argentina.
24 horas por Malvinas
Este episódio mostra a importância dos meios de comunicação na percepção que a população argentina tinha sobre o desenvolvimento do combate. O retrato de um inimigo abominável, mas inofensivo, a propaganda triunfalista da Junta Militar e a imagem de um povo unido colocando um fim em suas brigas internas para abraçar uma causa em comum foram as três principais características que as mídias construíram que tiveram grande impacto.
Mário e Oswald de Andrade
Apesar do mesmo sobrenome, Mário e Oswald de Andrade não tinham nenhum parentesco. A dupla, que foi essencial para o movimento modernista deflagrado em 1922, é homenageada neste episódio.
Conflito
Por meio de câmeras especiais, o naturalista britânico David Atthenborough revela as táticas de ataque e defesa dos artrópodes. O bicho-pau expele uma substância com um cheiro insuportável ao predador; um besouro lança gás quente e componentes químicos em um louva-a-deus para não virar refeição e um inseto faz uma cobertura de formigas mortas para mascarar o seu próprio odor e invadir um formigueiro.
Informática e educação
Era do conhecimento
Para viver em sociedade, o homem precisa se comunicar. As diversas formas de entrar em contato com o próximo têm evoluído com o passar do tempo e, atualmente, mensagens que antes demoravam até meses para chegar podem ser entregues em segundos. O programa analisa os hábitos da geração digital e levanta questões sobre o papel da escola neste novo contexto, apresentando relatos de professores que levaram para a sala de aula o debate sobre um novo olhar para a construção do conhecimento.
Era da informação
Para os jovens de hoje em dia, é difícil imaginar como era o mundo antes das tecnologias de comunicação. Atualmente eles trocam mensagens pela internet, falam em tempo real com os colegas, usam uma linguagem própria para se comunicar e fazem praticamente tudo com o computador, celular ou tablet. A informação está cada vez mais acessível neste contexto. O programa debate como a escola deve encarar as redes sociais, salas de bate papo, blogs e outras ferramentas de comunicação que exercem grande fascínio na geração atual.