Agora na TV Escola

Mais vistos no período

Projeto de distribuição digital

A TV Escola, canal do Ministério da Educação, precisava de uma solução de distribuição digital para vídeos, jogos, PDFs, Revista online, fascículos interativos (HTML5) e URLs em geral. Três necessidades primordiais deveriam ser atendidas: banco de dados único que possa ser facilmente compartilhado com os principais dispositivos e plataformas; reunir e conectar vídeos com conteúdos relacionados; e poder ser administrada por uma equipe reduzida. A solução foi criar um Ambiente Integrador de conteúdos para a TV Escola. Um ambiente virtual que aproveita o fluxo de produção digital já existente para a veiculação linear ao armazenar metadados e vídeos já nos formatos mais adequados para as interfaces de distribuição sob demanda. Para cada vídeo enviado para o ambiente é criado um cadastro, onde são adicionados informações complementares como imagens, PDFs e URLs.Tablets, Desktops, Smartphones e Smart TVs podem solicitar os conteúdos diretamente do Ambiente Integrador. O banco de dados unificado também facilita o processo de envio dos programas para plataformas de vídeos sob demanda não administrados pela TV Escola, como é o exemplo dos serviços de operadoras de TV por assinatura. O ambiente também concentra a grade de programação, gerenciamento de destaques semanais, cadastro de usuários, playlists especiais e outros serviços. A centralização desses dados e serviços possibilita também a criação de ferramentas métricas e relatórios que permitem ao administrador obter um panorama geral do consumo dos conteúdos digitais da TV Escola como um todo, não importando a plataforma onde esse conteúdo foi visualizado.

Revista TV Escola

ACESSE OS PDFs DAS ÚLTIMAS EDIÇÕES

As publicações apresentam conteúdos didático-pedagógicos para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar a incorporação de novas tecnologias nas escolas.

TV Escola nos Estados

Selecione um Estado

Destaques especiais TV Escola

Vídeos de ciências

Vídeos de tecnologia com libras

Mais recentes

Mais conteúdos

Dicas Pedagógicas - Caminhos da Escola: Alimentação na escola

Os hábitos alimentares tem influência direta na forma como o ensino será absorvido e, em muitos casos, as crianças e adolescentes só tem na escola a única refeição do dia. Para falar mais sobre o assunto, programa vai até Bagé (RS), saber qual o segredo da cidade que recebeu, em 2007, o Prêmio Merenda Escola pela sua eficiência nutricional. Ainda em João Pessoa, é hora do ator Luiz Carlos Vasconcelos participar do Debate: o paraibano conta sua experiência com o circo e a atuação. E também na Paraíba temos o novo desafio: os alunos precisam produzir uma maquete do bairro onde estudam.

Dicas Pedagógicas - Caminhos da Escola

Nos trinta e seis episódios da série Caminhos da Escola, assuntos como saúde, cidadania, inclusão, arte, literatura e mais uma gama de outros temas são abordados para mostrar como cada um é essencial para a construção de um centro de ensino de qualidade. Passando pelo Brasil inteiro, o programa conversa com alunos, professores e convidados para discutir de que forma essa escola que eles buscam pode ser alcançada.

Dicas Pedagógicas - Caminhos da Escola: Educação a distância

Quantas vezes você já usou a internet hoje? Provavelmente várias. A ferramenta se tornou algo tão presente em nossas vidas que fica quase impossível dissociá-la da educação. Ainda mais nos cursos de educação a distância que, pela rede, repassam o conhecimento sem que o aluno precise estar presente. O Caminhos da Escola fala mais sobre o assunto nesse episódio. Conversando com os alunos, o jornalista e escritor Eduardo Bueno mistura história e literatura. E os resultados da luta contra o bullying são apresentados.

Dicas Pedagógicas - Caminhos da Escola: Arte na escola

Há como se fazer muita arte dentro do ambiente escolar, já que ela é capaz de integrar diversas disciplinas e, ao mesmo tempo, aflorar talentos. O programa vai primeiro à Escola Técnica de Artes - SP, falando com os alunos que escolheram esse caminho, e, depois, para São Sebastião, no DF, onde o CEM 01 promove, todos os anos, a Expo Mat Arte, que mistura arte e matemática. Cinema volta ao Debate com a presença da cineasta Laís Bodanzky, diretora do premiado Bicho de Sete Cabeças. E a sorte está lançada à mesa: quem fez a melhor refeição do Desafio?