Portal do Governo Brasileiro

Agora na TV Escola

 

Mais recentes

Revista TV Escola

ACESSE OS PDFs DAS ÚLTIMAS EDIÇÕES

As publicações apresentam conteúdos didático-pedagógicos para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar a incorporação de novas tecnologias nas escolas.

TV Escola nos Estados

Selecione um Estado

Destaques especiais TV Escola

 

Videoteca

Chico na ilha dos Jurubebas

   

Mais vistos no período

 

Projeto de distribuição digital

A TV Escola, canal do Ministério da Educação, precisava de uma solução de distribuição digital para vídeos, jogos, PDFs, Revista online, fascículos interativos (HTML5) e URLs em geral. Três necessidades primordiais deveriam ser atendidas: banco de dados único que possa ser facilmente compartilhado com os principais dispositivos e plataformas; reunir e conectar vídeos com conteúdos relacionados; e poder ser administrada por uma equipe reduzida. A solução foi criar um Ambiente Integrador de conteúdos para a TV Escola. Um ambiente virtual que aproveita o fluxo de produção digital já existente para a veiculação linear ao armazenar metadados e vídeos já nos formatos mais adequados para as interfaces de distribuição sob demanda. Para cada vídeo enviado para o ambiente é criado um cadastro, onde são adicionados informações complementares como imagens, PDFs e URLs.Tablets, Desktops, Smartphones e Smart TVs podem solicitar os conteúdos diretamente do Ambiente Integrador. O banco de dados unificado também facilita o processo de envio dos programas para plataformas de vídeos sob demanda não administrados pela TV Escola, como é o exemplo dos serviços de operadoras de TV por assinatura. O ambiente também concentra a grade de programação, gerenciamento de destaques semanais, cadastro de usuários, playlists especiais e outros serviços. A centralização desses dados e serviços possibilita também a criação de ferramentas métricas e relatórios que permitem ao administrador obter um panorama geral do consumo dos conteúdos digitais da TV Escola como um todo, não importando a plataforma onde esse conteúdo foi visualizado.

 

Videos de matemática

   

Ao pé da letra - Alunos e professores

   

Especial 500 anos

   

Especial adolescentes

   

Informática e educação

   

Mais conteúdos

Dicas Pedagógicas sala de professor - Mestres da Literatura - Lygia Fagundes Telles: A inventora de memórias

Vencedora do prêmio Camões, em 2005, e membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985, Lygia Fagundes Telles nasceu em 19 de abril de 1923, em São Paulo. Sua literatura mostra o que geralmente as pessoas não querem ver: tristezas antigas, mistérios, paixões que nunca morrem. Lygia sabe misturar realidade com fantasia, captando o leitor e fazendo-o sentir-se presos. O episódio conta sua trajetória nesse universo. Seu primeiro livro de contos: Porão e Sobrado, foi publicado em 1938, dois anos após a separação dos seus pais.

Dicas Pedagógicas sala de professor - Poetas do Repente - Tecendo o Repente

Nas entranhas do sertão nordestino, nada mais fácil do que encontrar repentistas. Como representantes dessa região, são vistos em todo o país como uma imagem do povo do Nordeste, com seus versos tão espontâneos. Mas, em que lugar do mundo essa arte se desenvolveu até chegar aqui? O primeiro episódio da série Poetas do repente vai atrás da raiz do que faz essa forma de poesia. Ouvindo os repentistas e os pesquisadores, o telespectador sabe mais sobre as teorias acerca desse fenômeno cultural, bem como as influëncias que o fizeram surgir.

Dicas Pedagógicas sala de professor - Mestres da Literatura - Rachel de Queiroz: Não me deixes

Esse episódio da série mostra, num relato sutil e íntimo, um perfil das facetas menos conhecidas da escritora Rachel de Queiroz, além de traçar sua trajetória, do interior do Ceará para o mundo. Pelo olhar e pelas palavras de familiares, amigos e especialistas em sua obra, descortinam-se todas as características pelas quais ela se tornou célebre: suas raízes, sua formação, seu pioneirismo como escritora de forte cunho regional e seu aguçado senso em desvendar a alma feminina.

Dicas Pedagógicas Sala de Professor - Mestres da Literatura - Graciliano Ramos: Literatura sem bijouterias

O episódio conta a trajetória de Graciliano Ramos, de prefeito de sua cidade natal até tornar-se um dos maiores escritores do país. Primogênito de uma família de classe média do sertão nordestino, teve 15 irmãos e viveu seus primeiros anos em diversas cidades daquela região. Pelas imagens, o aluno fica sabendo das atribulações pessoais e políticas de Graciliano, como sua obra e seu estilo literário refinado foram marcados pelo romance regionalista. O programa mostra uma análise sobre seu principal livro, Vidas Secas.

© 2014 Ministério da Educação. Todos os direitos reservados